Dando início a esse relato de memórias, apesar de não me lembra muito do meu processo de aprendizagem, vou estar pontuando algumas coisas, acredito que me fez ser quem eu sou hoje. Ler e escrever para mim teve grande significado, transmitindo isso em uma palavra descrevo como orgulho, aprender abriu um mundo de novos oportunidades, descobrimentos e aquisição de conhecimento.
Meu primeiro contato com atividades de leitura e escrita, foi através de livros de histórias, eu adorava escrever, no caso copiar até hoje gosto, adorava o caderno de caligrafia e copiar os pequenos textos do livro que vinha de lição de casa com atividades, já às atividades que eram passadas na sala era sempre uma temática (letra, palavra, frase, trecho de história) e assim era trabalhado durante a aula, afirmo que no período desse processo ensino-aprendizagem de leitura e escrita, a professora usou dos métodos tradicionais para ensinar, em que as aulas são centradas no professor e o método silábico também foi usado para aquisição da escrita e da leitura.
Minha alfabetização ocorreu através de memorização e repetição, por meio do método sintético, e se tratando da ordem e do planejamento da sala e professora acredito que eles foram propício para melhor aprendizagem e só veio contribuir nesse processo escolar, a minha querida professora foi um incentivo, acredito eu que para todos os demais da minha turma, mesmo que dentro de métodos tradicionais não deixou de expressar seu carinho por seus alunos, ela transmitia um sentimento bom, mas que também passava segurança aos seus alunos, tornando mais prazeroso esse processo de aprender, possivelmente, a professora teve dificuldade em me ensinar, por minha dificuldade de se relacionar, o silenciamento afetava em minha aprendizagem, deixando sempre dúvidas constantes, tornando assim difícil a relação professor-aluno, tal silenciamento que ainda hoje é refletido aqui no ensino superior. Não sei dizer o que eu não gostava nesse período, exceto a parte de estudar de manhã, para mim foi e sempre será o melhor período escolar que eu tive, e hoje vejo e percebo como aquele foi os melhores momentos da minha vida na escola. Tenho a conclusão que de fato não tive pais tão presente em minha educação escolar, e que mesmo apesar disso sempre foi uma aluna boa na escola, acredito que isto me afetou sim de alguma forma mesmo que não visível, o presente trabalho me fez recordar algumas coisas não muitas mas o essencial, é claro que algumas não muitos legais, mas existem experiências que mesmo não muito agradáveis contribui para nosso crescimento, e para mim mesmo com dificuldade pra lembrar esse memorial me fez pensar mais no meu processo de ensino-aprendizagem e acredito que contribuirá e muito em meus posicionamentos e atitudes quanto professora/educadora.
Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.
Muito lindo seu relato, parabéns. Admiro que você gostava dos cadernos de caligrafia, pois eu os odiava.
ResponderExcluirOi Karine! Gostei muito do seu relato no blog. Você trouxe reflexões articuladas com as teorias da alfabetização.
ResponderExcluirParabéns linda narrativa, fico encantada em saber que gostava de caligrafia.
ResponderExcluirQue linda narrativa!! Parabéns, me fez lembrar alguns momentos bons no período escolar também e me identifiquei.
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